quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Primeiro dia da criança na escola



O primeiro dia da criança na escola, traz muita ansiedade por se deparar com o novo. Mas a forma como os pais se posicionam nesta hora, faz toda a diferença.

O comportamento dos pais influencia muito a reação da criança ao primeiro dia de aula.


Para os especialistas, os pais devem transmitir segurança aos filhos do ambiente que o-está levando.

É interessante que os pais conversem com a professora que cuidará de seus filhos, para que ela “assume uma função materna”, e estabeleça um senso de confiança que será repassado ao filho.


Então, é fundamental que os pais estejam atentos a esta insugurança do filho no primeiro dia de aula, para que com sabedoria, possa auxiliá-lo e permitir juntamente com a escola, uma boa receptividade a esta criança no local.


Essa atitude, sustentará a auto-estima da criança e consequentemente, favorecerá seu aprendizado!


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A magia da leitura!!



Hoje inicia a 21ª Bienal do Livro em São Paulo, no período do dia 12 a 22 de Agosto, onde serão lançados inúmeros livros!


A escola tem um papel desencadeador de provocar na criança o prazer e a importância da leitura na sua rotina, e fazê-la compreender que a leitura é um exercício que favorece a compreensão do mundo à sua volta.


Mas o hábito da leitura, muitas vezes, está atrelado no ato da criança visualizar alguém que exerce um papel significativo á ela se comprometendo com a leitura. A criança poderá receber essas influências em casa, com seus pais, na escola, com amigos, com familiares, enfim, não há limites para a criança aprender, basta estar inserido num ambiente estimulador.


Sabemos que não é algo fácil de se encontrar essas cenas nas famílias, e principalmente em famílias socialmente comprometidas.


Para mudarmos essa realidade, é preciso um trabalho específico nas escolas, para que ela seja o agente desencadeador do prazer da leitura aos seus alunos. É necessário também que ela esteja munida de acervos literários capazes de suprir a necessidade dos seus alunos.


Por isso a importância da doação de livros, ajudando a agregar inúmeros valores na vida desses pequeninos.

Vamos doar um livro?




quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O significado das notinhas!



Você já viu que as notas do "real" vão mudar?

Pois é, em 2011 as notas do dinheiro brasileiro vão ser alteradas de design e cor. E essa é uma grande oportunidade para as escolas e famílias ensinarem as crianças a respeito do dinheiro.

No Brasil, infelizmente, a Educação Financeira infantil não é parte do universo educacional familiar e nem escolar.


Acreditamos que a educação financeira é um grande ensinamento á criança, trazendo conhecimento de valores, de como se ganha esse dinheiro, de como se gasta, a importância de se ter uma reserva, enfim, todos os conceitos relacionados a administração financeira.

Nesta fase de aprendizado, fica mais fácil e compreensível que a criança assimile estes valores, e são capazes de poupar e de planejar gastos.


Entendemos que a base dessa educação inicia em casa, e aprimora na escola, mas sabemos que é raro essa prática, pois no Brasil não é estimulado esta formação, mas é fundamental tal ensinamento tanto para a vida pessoal da criança, quanto para o crescimento do país.

Aproveitando essa mudança de cédula, podemos estimular nossas crianças e começarmos com brincadeiras lúdicas e de fácil entendimento, fazer com que a criança saiba do valor do trabalho e que com isso, as possibilidades de uma vida melhor aumentará.


Desenvolver brincadeiras como feirinhas em sala de aula, com cédulas e produtos que eles mesmos poderão criar; fazer desenhos que valham algum valor imaginário e vender para o coleguinha com "dinheirinho fictício"; fazer algum material ( carrinhos, bolas de papel, etc) e comercializarem entre eles na aula, poderá ser uma forma utilizada pelo educador para ensinar sobre esses princípios financeiros.

"Muitos apontam que o descontrole financeiro na fase adulta tem origens lá na infância. Essas pessoas afirmam que se houvesse uma educação financeira desde de cedo, essas crianças, quando adultas, saberiam gerenciar melhor seus recursos e, por consequência, sua vida." - Álvaro Modernell.


A fim de mudarmos a visão de muitas crianças sobre esse tema, é necessário que alguém se disponibilize e doe seu tempo á essas crianças, trazendo um pouco de informação, que com certeza impactará sua vida hoje e amanhã.


O Instituto ABC Solidário espera o apoio de cada um, para podermos ensinar nossas crianças a gastar e poupar, pois o futuro do Brasil está destes pequeninos. Pense nisso!!!

O que você pode fazer para nos ajudar neste projeto?

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Inauguração do Jardim - CEF 01 Estrutural

Olá!!!

O dia 05 de Agosto de 2010 ficará marcado na história do Instituto ABC Solidário, e no coração das crianças da Estrutural, pois um sonho gerado há 4 anos atrás no coração da Presidente do Instituto - Dayse Elias foi concretizado e esta escola foi presenteada com um lindo jardim.

O intuito é conscientizar as crianças e professores da importância de cuidar da natureza, estimulando o papel de pequenos agentes da necessidade de preservação do meio ambiente, em casa e na escola.

                          

Essa ação trouxe a oportunidade para essas crianças de aprenderem a preservar o meio ambiente, e despertar o interesse de como plantar uma semente, cuidar da plantinha, acompanhar seu crescimento. A criança aprende muito observando adultos que admiram, e a escola e seus professores têm o papel de mostrar aos alunos a importância da preservação do meio ambiente, para que assim essa filosofia de vida seja incorporada pelas crianças, atingindo seus familiares e sua comunidade.


Comunidade Sustentável

O ambiente escolar é propício para efetiva implementação de uma educação ambiental de resultados que transcenda muros e se propague em meio á sociedade. Nesse sentido, o projeto abrangerá não só o aspecto educacional ,mas também o social, ao inserir crianças críticas e conscientes na busca incansável pela transformação de uma sociedade em prol de um mundo melhor para se viver e conviver.

Retorno da Ação

Pense bem na natureza

Observe que ela tem uma esperteza
Esperteza de nos alimentar
Mas nesse caso a gente tem que colaborar.

Autor do poema: Breno Aquino Caetano do Carmo

Idade: 12 anos
Cidade/Estado: Patos de Minas - MG

Como o aluno que escreveu esse poema acima num concurso da sua escola, nossos alunos também demonstram criatividade, expressando o carinho e apoio ao Instituto ABC Solidário através de versos!!! Veja abaixo:




O reconhecimento dessas crianças é a nossa maior motivação!
Um dos alunos, fez um poema demonstrando a alegria de sua escola ter ganhado um jardim, veja que emocionante.

Estamos nesta luta juntos, e não vamos parar, pois acreditamos que Fazer o bem, faz bem!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

AÇÃO SOCIAL / ESCOLA ESTRUTURAL



O tamanho dos nossos sonhos, só depende de nossa energia, por isso sonhamos grande para sermos grandes !!
Entendemos que sonhos são nossas ampliações. Por serem ampliações de nós mesmos, temos que ampliar nele o nosso esforço.


Para todo sonho há uma consequência. E para nós a consequência é ser o Instituto de grandes ações, beneficiando milhares de pessoas.