quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O significado das notinhas!



Você já viu que as notas do "real" vão mudar?

Pois é, em 2011 as notas do dinheiro brasileiro vão ser alteradas de design e cor. E essa é uma grande oportunidade para as escolas e famílias ensinarem as crianças a respeito do dinheiro.

No Brasil, infelizmente, a Educação Financeira infantil não é parte do universo educacional familiar e nem escolar.


Acreditamos que a educação financeira é um grande ensinamento á criança, trazendo conhecimento de valores, de como se ganha esse dinheiro, de como se gasta, a importância de se ter uma reserva, enfim, todos os conceitos relacionados a administração financeira.

Nesta fase de aprendizado, fica mais fácil e compreensível que a criança assimile estes valores, e são capazes de poupar e de planejar gastos.


Entendemos que a base dessa educação inicia em casa, e aprimora na escola, mas sabemos que é raro essa prática, pois no Brasil não é estimulado esta formação, mas é fundamental tal ensinamento tanto para a vida pessoal da criança, quanto para o crescimento do país.

Aproveitando essa mudança de cédula, podemos estimular nossas crianças e começarmos com brincadeiras lúdicas e de fácil entendimento, fazer com que a criança saiba do valor do trabalho e que com isso, as possibilidades de uma vida melhor aumentará.


Desenvolver brincadeiras como feirinhas em sala de aula, com cédulas e produtos que eles mesmos poderão criar; fazer desenhos que valham algum valor imaginário e vender para o coleguinha com "dinheirinho fictício"; fazer algum material ( carrinhos, bolas de papel, etc) e comercializarem entre eles na aula, poderá ser uma forma utilizada pelo educador para ensinar sobre esses princípios financeiros.

"Muitos apontam que o descontrole financeiro na fase adulta tem origens lá na infância. Essas pessoas afirmam que se houvesse uma educação financeira desde de cedo, essas crianças, quando adultas, saberiam gerenciar melhor seus recursos e, por consequência, sua vida." - Álvaro Modernell.


A fim de mudarmos a visão de muitas crianças sobre esse tema, é necessário que alguém se disponibilize e doe seu tempo á essas crianças, trazendo um pouco de informação, que com certeza impactará sua vida hoje e amanhã.


O Instituto ABC Solidário espera o apoio de cada um, para podermos ensinar nossas crianças a gastar e poupar, pois o futuro do Brasil está destes pequeninos. Pense nisso!!!

O que você pode fazer para nos ajudar neste projeto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário